BLOG

POEJO – Como cultivar?

Poejo, hortelã-dos-açores, hortelã-pimenta-mansa e poejos são diferentes designações da espécie Mentha pulegium L., da família das Lamiáceas.

Documentário " No Caminho dos Sonhos"

No âmbito das atividades do III Colóquio de Plantas Aromáticas e Medicinais irá ser exibido no auditório da Escola Superior Agrária de Castelo Branco o documentário “No Caminho dos Sonhos” no dia 24 de março, a partir das 17h, atividade aberta ao público em geral.

manjerona - COMO CULTIVAR?

A manjerona (Origanum majorana L.) é do mesmo género do orégão e ambos pertencem à família das Lamiáceas. Para além de manjerona, também é conhecida como majorana ou manjorana.

manjericão - COMO CULTIVAR?

O manjericão (Ocimum basilicum L., família das Lamiáceas) também é designado por basílico, erva-real ou manjerico-de-folha-grande.

Lúcia-Lima - COMO CULTIVAR?

A lúcia-lima (Aloysia triphylla (L’Hér.) Britt) é também conhecida como, bela-luísa, doce-lima, erva-luísa ou limonete e pertence à família das Verbanáceas.

HORTELÃ - COMO CULTIVAR?

A espécie Mentha spicata L. (M. x intrusa P. Cout.) da família das Lamiáceas é vulgarmente conhecida como hortelã, hortelã-comum, hortelã-das-cozinhas ou hortelã-dos-temperos.

Acacia spp, uma problemática em busca de valorização

O género Acacia Mill. Gard. Dict. Abr., ed. 4. 1: [25] (1754), pertencente à família das leguminosas (Fabaceae), é constituído por mais de 1000 espécies (POWO, 2022), onde a maioria são nativas da Austrália; no entanto foram introduzidas e encontram-se amplamente distribuídas por todo o mundo devido à sua grande variedade de aplicações e importância económica.

ESTRAGÃO - Como cultivar?

A espécie Artemisia dracunculus L. da família das Asteráceas é vulgarmente conhecida por estragão, planta muito utilizada em França, devido às suas propriedades aromáticas e condimentares.

ERVA-PRÍNCIPE - Como cultivar?

Erva-príncipe, belgata, capim-do-mato, chá-príncipe ou citronela são designações para a espécie Cymbopogon citratus (DC.) Stapf., da família das Poáceas.

cebolinho - Como cultivar?

Cebolinho, alho-de-espanha, alho-galego, cebola-galega ou ceboletas-de-frança são designações para a espécie Allium schoenoprasum L., da família das Aliáceas, cuja utilização começou há cerca de 5 000 anos, pelos chineses, mas foram os romanos que espalharam por toda a Europa o seu uso na culinária.

cerefólio - Como cultivar?

A espécie Anthriscus cerefolium (L.) Hoffm. var. cerefolium, da família das Apiáceas, é conhecida por cerefólio, cerefolho ou cerefolho-das-hortas..

ERVA-CIDREIRA - Como cultivar?

Para além de erva-cidreira, a espécie Melissa officinalis L. da família das Lamiáceas, é também conhecida por chá-da-frança; citronela-menor; limonete; melissa.

Tomilho – use-o para combater a tosse

O tomilho (Thymus zygis) tem ação como expetorante em situações de tosse produtiva e no alívio dos sintomas da tosse associada à constipação.

SALSA E COENTRO - AROMAS NA MESA E NO JARDIM

De entre as plantas aromáticas e medicinais (PAM), a salsa e o coentro são as mais utilizadas na cozinha mediterrânica.

O Hipericão ou Erva-de-São-João controla a depressão

A espécie Hypericum perforatum L. vulgarmente designada por Erva-de-São-João, hipericão ou milfurada pertence à família Hypericaceae e é uma espécie autóctone de grande plasticidade ecológica.

Esteva – uma planta multifacetada com poder anti-inflamatório

A esteva C. ladanifer L. é uma planta presente em grandes extensões por toda a Península Ibérica e norte de África. 

Carqueja – um remédio natural contra a diabetes

Pterospartum tridentatum vulgarmente denominada como carqueja, cresce espontaneamente nas zonas montanhosas de Portugal e em algumas regiões é bastante conhecida na culinária como condimento no arroz e em carnes.

Rosmaninho – um aliado no combate à doença de Alzheimer

Lavandula stoechas subsp. luisieri ou vulgarmente denominada como rosmaninho-menor, é uma espécie autóctone em Portugal e deve ser conhecida pelas suas propriedades aromáticas na culinária.

Contacto

  • Quinta da Senhora de Mércules 6000-909 Castelo Branco
  • cnpam2020@gmail.com