BLOG

Estragão – Como cultivar?

A espécie Artemisia dracunculus L. da família das Asteráceas é vulgarmente conhecida por estragão, planta muito utilizada em França, devido às suas propriedades aromáticas e condimentares.

Como cultivar

O estragão prefere solos ricos em matéria orgânica, leves e bem drenados, com pH entre 5,5 e 7,5 em locais com boa exposição solar, mas protegidos do vento. Multiplica-se por divisão de pés ou estaca caulinar. A plantação efetua-se na primavera, com um compasso de 40-50 x 30-40 cm. Após a plantação deve regar-se, assim como quando ocorrem situações de défice hídrico. A floração ocorre de junho a setembro. A colheita de folhas pode ser feita no verão e início do outono, uma só vez no primeiro ano e duas vezes nos anos seguintes. A cultura deve ser renovada cada 3 a 5 anos.

Utilização culinária

As folhas têm um leve e inimitável sabor a anis. O estragão é um dos ingredientes da mistura ‘Ervas Finas’, para além da salsa e do cebolinho.
As folhas de estragão são utilizadas em saladas, sopas, omeletas, pratos de peixe e de carne, molhos, mostarda, azeites e vinagres.

Maria Elvira Ferreira
Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária, I.P. (INIAV, I.P.)

Contacto

  • Quinta da Senhora de Mércules 6000-909 Castelo Branco
  • cnpam2020@gmail.com