O maior debate nacional sobre proteção das culturas realiza-se dia 24 de maio em Santarém

O maior debate nacional sobre proteção das culturas realiza-se dia 24 de maio em Santarém

  • Post Category:Notícias

O ‘III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas- Que futuro?’ reúne no dia 24 de maio, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS), representantes ao mais alto nível da produção agrícola, do Ministério da Agricultura, deputados, investigadores e indústria para o maior debate nacional sobre proteção das culturas.

A Associação Portuguesa de Horticultura, o COTHN-CC e a ESAS organizam o Colóquio num momento oportuno, após a decisão da Comissão Europeia, em fevereiro passado, de não avançar com a revisão da Diretiva sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas, mas em que se mantêm as metas e a ambição do Pacto Ecológico Europeu.

Portugal é o país da União Europeia com a segunda maior taxa de redução no uso de pesticidas e 10% dos produtos fitofarmacêuticos autorizados são biopesticidas.

O painel de oradores responderá a questões centrais para o futuro da agricultura: Quais são os principais desafios fitossanitários que os agricultores enfrentam em cenário de alterações climáticas? Como garantir o equilíbrio entre a necessidade de proteger as culturas e, simultaneamente, assegurar a funcionalidade dos ecossistemas? Qual é o contributo da Investigação nacional face às exigências atuais? O que esperar da revisão da Diretiva do Uso Sustentável dos Pesticidas após as eleições europeias?

A Organização convida todo o setor agrícola a juntar-se ao debate de forma colaborativa, dando a conhecer aos decisores o retrato atual e necessidades da proteção das culturas.

Consulte aqui o programa e inscreva-se no Colóquio: https://3cuspest.webnode.pt/