Tecnologia e circularidade na olivicultura

  • Post category:Notícias

O acompanhamento do olival, desde a plantação, monitorização do estado produtivo e hídrico das plantas, controlo de pragas e doenças e determinação do momento de colheita da azeitona, têm contribuído para um aumento significativo da produção. Contudo, nos últimos anos, várias questões se têm levantado relativamente à sustentabilidade dos olivais modernos e ao futuro do olival tradicional.

Por outro lado, nesta fileira, quer seja no olival ou no lagar, existe uma grande quantidade de subprodutos resultantes da produção, colheita e extração, muitos deles com quantidades apreciáveis de compostos com interesse para as indústrias química, alimentar e farmacêutica, que devem ser valorizados.

Esta edição da Revista da APH aponta possíveis soluções para estes desafios, em linha com os temas abordados no IX Simpósio Nacional de Olivicultura, que irá decorrer nos dias 25 a 27 de outubro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH).


Assine a Revista da APH, fazendo-se Sócio: https://aphorticultura.pt/faca-se-socio/
Aceda aos temas desta edição: Sumário