<strong>Centurion Pro – herbicida da UPL autorizado para controlo de infestantes gramíneas anuais em tomateiro</strong>

Centurion Pro – herbicida da UPL autorizado para controlo de infestantes gramíneas anuais em tomateiro

Centurion Pro, herbicida da UPL à base de cletodime, obteve autorização excecional de emergência por 120 dias para aplicação no controlo de infestantes gramíneas anuais em tomateiro.

«A substância ativa cletodime pertence a uma família química, dentro do Grupo A do HRAC, diferente das famílias químicas de herbicidas presentemente autorizados para controlo de gramíneas em tomateiro, o que reforça a sua importância numa estratégia de controlo de infestantes, nomeadamente das Poáceas, contribuindo para uma melhor gestão de problemática das resistências», afirma a Direção Geral de Alimentação e Veterinária no Despacho de autorização.

A autorização do Centurion Pro para a cultura do tomateiro, em vigor desde 21 de março de 2022, prevê uma dose de aplicação de 1 a 1,5 L/hectare em pós-emergência precoce da cultura, das 2 às 9 folhas verdadeiras. Está autorizada uma aplicação/ano, com um volume de calda de 200 – 400 L/hectare e com intervalo de segurança de 30 dias.

Centurion Pro é um herbicida de pós-emergência, seletivo e não residual, com formulação EC, indicado para o controlo das infestantes gramíneas, anuais e vivazes, nas culturas da alcachofra, batata, girassol, tomate, luzerna, cenoura, cebola, arroz e vinha.