BLOG

cebolinho – Como cultivar?

Cebolinho, alho-de-espanha, alho-galego, cebola-galega ou ceboletas-de-frança são designações para a espécie Allium schoenoprasum L., da família das Aliáceas, cuja utilização começou há cerca de 5 000 anos, pelos chineses, mas foram os romanos que espalharam por toda a Europa o seu uso na culinária. Nos jardins europeus dos séculos XV e XVI era utilizado nas bordaduras dos canteiros.

Como cultivar

O cebolinho prefere solos ligeiros, frescos e bem drenados, pois não tolera encharcamento, com boa exposição solar. Multiplica-se por semente ou divisão de pés. A sementeira em viveiro deve ser feita de março a abril e a plantação dos propágulos na primavera ou no outono, com um compasso de 15-20 cm entre linhas e entre plantas na linha. Floresce de setembro a outubro. Necessita de rega moderada. As folhas podem ser colhidas escalonadamente. Quando as folhas começarem a ficar amarelas, cortar as partes descoloradas e cessar a rega até a planta recuperar a cor verde.

Utilização culinária

As folhas têm um sabor mais subtil e discreto que as da cebola e podem ser consumidas frescas ou secas. Devem ser cortadas com uma tesoura e adicionadas aos cozinhados no final da confeção, para que o sabor não se perca. Depois de secas não conservam muito bem nem o sabor, nem a cor. O cebolinho é um dos ingredientes da mistura ‘Ervas Finas’, para além da salsa e do estragão.
O cebolinho é utilizado em sopas, carnes, assados, peixes, pratos com ovos, molhos, sanduiches, manteigas aromatizadas, queijo fresco, requeijão e em saladas.

Maria Elvira Ferreira
Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária, I.P. (INIAV, I.P.)

Contacto

Verified by MonsterInsights