Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas reunirá 250 investigadores em Mérida

Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas reunirá 250 investigadores em Mérida

  • Post Category:Notícias

De 5 a 9 de junho, realizam-se em Mérida, Espanha, o IX Congresso Ibérico e o XVII Congresso Nacional de Ciências Hortícolas, nos quais participarão 250 investigadores, maioritariamente de Espanha e Portugal. Este encontro é promovido pela Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas (SECH) e pela Associação Portuguesa de Horticultura. Foi organizado pelo Centro de Investigação Científica e Tecnológica da Extremadura (CICYTEX), em colaboração com a Universidade da Extremadura.

O congresso tem como eixo transversal a sustentabilidade e rentabilidade das produções. Divide-se em sessões temáticas, que incluem 10 palestrantes convidados, 85 comunicações orais e 150 em formato de poster.

A conferência inaugural agendada para terça-feira, 6 de junho,  será proferida por Cristina García Viguera, Professora Investigadora do CSIC, no Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar do CEBAS-CSIC de Múrcia.  Com o título: “Journey of bioactive compounds from the field to health”, esta conferência centrar-se-á nos compostos bioativos presentes em frutas e vegetais e como as práticas agronómicas e subsequente processamento industrial os afetam.

Por outro lado, a conferência de encerramento terá como tema de análise o “Impacto das alterações climáticas na biologia reprodutiva das fruteiras em clima temperado”. Neste caso, será da responsabilidade de  Javier Rodrigo García, investigador do CITA de Aragão.


Oradores convidados

Outros temas que serão apresentados nas conferências por convite são:  desafios e oportunidades no setor dos citrinos, implicações da inteligência artificial no setor agrícola, fertilização sustentável em culturas hortícolas, infraestruturas ecológicas e biodiversidade na proteção de pragas e doenças do olival, redução do desperdício alimentar. Haverá ainda três intervenções relacionadas com material vegetal de amêndoa, produção de pequenos frutos e aspetos relacionados com a qualidade dos frutos no pré e pós-colheita.


Comunicações orais e posters científicos

As comunicações orais e comunicações em poster totalizam 235. Abrangem estudos e pesquisas relacionados com toda a cadeia produtiva do setor hortícola e frutícola: desde a tecnificação de processos e incorporação de novas tecnologias, técnicas agronómicas mais sustentáveis, controlo de qualidade e segurança alimentar, até à valorização de subprodutos para sua incorporação em processos de economia circular.

O congresso está estruturado nas seguintes sessões temáticas: Fruticultura e Citricultura; Engenharia Hortícola; Horticultura, Substratos e Frutos Vermelhos; Olivicultura e Viticultura; Adubação; Pós-colheita, Indústria e Alimentação; Recursos Genéticos, Melhoramento e Biotecnologia.

Na quarta-feira, 7 de junho, uma visita técnica aos campos de ensaio na Finca La Orden do CICYTEX visa mostrar o trabalho em curso em olivicultura, viticultura e horticultura. Paralelamente, haverá também uma visita aos campos experimentais do Centro de Agricultura Biológica e de Montanha, anexo ao CICYTEX, para conhecer o trabalho em curso na área da fruticultura.

Mais informações e programa: https://sech2023.com