Redes Cotesi protegem as uvas do escaldão, dos pássaros e do granizo

Redes Cotesi protegem as uvas do escaldão, dos pássaros e do granizo

O Verão é sinónimo de bom tempo, muito calor e é também fase de maturação para uma grande quantidade de espécies frutícolas. Apesar de as mais tradicionais ou típicas do sul da Europa apresentarem maior capacidade para resistir ao calor, também podem ser afetadas.

As temperaturas altas, a elevada incidência solar e o ar muito seco e quente criam ambientes agressivos e potencialmente nocivos para muitas culturas, algumas simplesmente morrem devido a queimaduras e desidratação (como é o caso de alguns frutos vermelhos) e outras necessitam de muita rega para compensar o stress hídrico e térmico (como o caso das culturas “sub-tropicais”).

A Cotesi desenvolveu ao longo dos últimos anos redes específicas para a cultura da vinha capazes de proteger contra as três grandes ameaças físicas – granizo, escaldão e pássaros que podem comprometer toda uma campanha na reta final do ciclo da cultura.

As vinhas são uma cultura muito adaptada ao sul da Europa e a todo o mediterrâneo, facilmente datável até seis milénios atrás, mas podem também sofrer com o escaldão. Isto poderá ser devido a uma combinação de fatores como alterações climáticas, sensibilidade de algumas castas e fragilidade causada por fatores ligados a novos sistemas de produção.

O Verão e a maturação das uvas são também sinónimos de pássaros, na forma de ataques para comer e picar a fruta madura. O granizo, o escaldão e os pássaros podem ser responsáveis por graves perdas que ocorrem nesta altura e até à maturação e colheita.

As redes Cotesi evitam com grande eficácia todo este conjunto de danos, ajudando a que as uvas cheguem em boas condições à adega. Além de salvaguardar a quantidade de uvas, as nossas redes também permitem aumentar a qualidade. A colocação das redes é feita no primeiro ano e a durabilidade é de oito a dez vindimas. As redes passam a ficar nas vinhas durante o Inverno, enroladas, à espera da próxima campanha seja ela quente, com muitos pássaros ou com um incidente de granizo!