Benefícios da Horticultura na saúde mental

Benefícios da Horticultura na saúde mental

  • Post Category:Notícias

Cultivar uma pequena horta ou jardim ajuda a manter corpo e mente sãos. É o hobbie ideal para combater situações de ansiedade e stress e um bom aliado para aumentar a autoestima. O psicólogo clínico e psicoterapeuta Dr. Fernando Lima Magalhães explica os benefícios da jardinagem e da horticultura na saúde mental.

Que mecanismos são desencadeados no nosso cérebro pelo contato com as plantas e que efeitos têm no nosso bem-estar?

Vários estudos demonstram que o contato com as plantas reduz os níveis de stress, baixando a pressão arterial, proporcionam uma sensação de conforto e estabilidade psicológica, e até melhoram o estado de humor. Os mecanismos que explicam este efeito ainda são pouco conhecidos, mas as sensações que as plantas provocam nos cinco sentidos podem levar a benefícios, como sentir prazer pelo observar a beleza das plantas, o tratar das plantas pode fazer sentir um propósito, que é tratar de um ser vivo; a recompensa de ver a planta a crescer pode ajudar a um sentimento de autocontrolo (associar as ações a um resultado positivo), os cheiros da planta ou o efeito positivo no ar pode ser sentido pelo olfato. Por outro lado, se a atenção estiver focada na planta isto permite desligar o cérebro de preocupações e pensamentos negativos, o que reduz a ansiedade, mas de uma forma geral, o contato com a natureza é positivo para a saúde mental, como se nos ajudasse a reconectar com o mundo natural.  

A jardinagem pode funcionar como terapia para combater situações de ansiedade?

A jardinagem em si não será uma forma de terapia, mas pode ser um importante ingrediente ou atividade que ajuda a reduzir o stress ou depressão, pois se estivermos ocupados com uma atividade positiva e construtiva, isso irá melhorar o estado de humor. O contato com a terra e plantas tem sido associado à redução do batimento cardíaco e à tensão arterial, o que é muito importante. Ao fazer atividades de jardinagem também ajuda a reduzir a velocidade de pensamento e a abrandar ou a desligar de pensamentos ansiosos, pois precisamos de estar atentos às plantas para as tratar. (Não poderia chamar de terapia, no sentido psicológico, pois ela implica aprender padrões de pensamento e mudanças na forma de gerir emoções, etc).

E no que respeita ao reforço da autoestima, a prática regular de jardinagem pode ser um bom aliado?

Sim, o tratar de plantas pode fazer-nos sentir úteis, responsáveis e com uma sensação de propósito, pois estamos a tratar de seres vivos que vão crescer e cujo desenvolvimento pode depender da nossa dedicação. Ao ser uma prática regular pode fazer aumentar o sentido de estima por nós, pois estamos a reforçar o sentido de estima pela natureza. Ações positivas levam a sentimentos positivos, o que é bom para a autoestima e reduzir a voz crítica, pois estamos ocupados com algo exterior a nós. O importante é que ela permita um foco da atenção nessa atividade, para nos desligarmos dos nossos pensamentos negativos e criar um hobbie que dá um alento e sentido à vida,  pode permitir conhecer pessoas com o mesmo interesse, melhorando a sensação de fazer parte de um grupo.

Para obter benefícios com este tipo de terapia qual é a frequência e a duração aconselhada?

Penso que estas atividades devem ser regulares para permitirem dar um benefício sistemático. Diria algumas vezes por semana, com pelo menos uma hora ou o tempo necessário que permita as pessoas sentirem que se desligam das preocupações e estiveram envolvidas e distraídas com a jardinagem. Este tempo deve permitir restaurar um  equilíbrio, em função da maior ou menor ansiedade que as pessoas sintam. Pessoas mais ansiosas (ou com trabalhos muito stressantes) poderiam beneficiar mais, com um tempo maior de jardinagem.

Em alguns países a horticultura terapêutica é uma prática comum na reabilitação de doentes. Quais os grupos alvo que podem obter mais benefícios com este tipo de terapia?

Sim, pode ser útil para pessoas com demência, alzheimer, e para pessoas com depressão e ansiedade.

Considera que seria vantajoso incluir a horticultura/jardinagem como disciplina obrigatória no ensino básico? Que benefícios para as crianças?

Como uma disciplina será difícil, pois os alunos já têm uma carga horária bastante pesada, mas poderem estar em contacto com a jardinagem na escola, pode ser muito benéfico pois aprenderiam desde cedo a tratar de plantas e a respeitar o meio ambiente, ficando mais sensibilizadas para a questão ambiental.

O Dr. Fernando Lima Magalhães é Psicólogo Clínico em Prática privada, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos, Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental; Terapeuta Cognitivo de 3ª geração e Formador na área comportamental, Psicologia Positiva e Autoestima.

https://fernandomagalhaes.pt/