Ano fantástico para os Citrinos do Algarve

Ano fantástico para os Citrinos do Algarve

  • Post Category:Notícias

Após os prejuízos sofridos em 2018-2019, os citricultores algarvios ganham novo fôlego com a subida do preço da laranja, que duplicou nos meses de Março e Abril, impulsionado pela forte procura na Europa. A campanha é considerada, pela AlgarOrange, a melhor dos últimos 12 anos.

«Já se previa que os preços fossem acima da média, porque há menos produção este ano, mas a procura por alimentos saudáveis e ricos em vitamina C fez disparar o consumo e os preços dos citrinos estão muito bons, são os mais elevados dos últimos 12 anos», começa por explicar Bertina Alexandre, gestora de projeto na AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve.

O boom na procura de laranja foi notório a partir de meados de março e durante todo o mês de abril, coincidindo com o período de confinamento devido à pandemia do Covi-19. «Nestes dois meses trabalhámos o dobro da laranja e os preços subiram cerca de 30%, face a igual período do ano passado. Rondam os 0,80 a 0,90€/kg, com o produto entregue nas instalações do cliente», reconhece Horácio Ferreira, presidente da Cacial, organização de produtores de Faro, que estima vender 25.000 a 30.000 toneladas de citrinos, por comparação às 35.000 toneladas da campanha anterior.

Na Frusoal as quebras de produção rondam os 30%, mas os preços da laranja subiram para o dobro do ano anterior. «O preço tem oscilado entre 0,55 a 0,65€/kg, considerando toda a gama, desde a laranja para indústria até à 1ª categoria», explica Pedro Madeira, presidente desta organização de produtores de Vila Nova de Cacela, que antevê uma colheita de 30.000 toneladas de citrinos.

Este conteúdo é restrito apenas aos utilizadores registados. Por favor, faça o login (Entrar) para ler o artigo completo.